sexta-feira, 4 de abril de 2014

Os níveis da gramática.

 
por Eduardo Eide Nagai
 
Para aprender gramática, deve-se ter noção de como ela funciona. Para isso, vamos tentar entender como outras ciências funcionam. A química, por exemplo, estuda os fenômenos da natureza. Qualquer matéria, substância, ou qualquer outra coisa pode ser um objeto de estudo da química. Pense em um objeto qualquer, todos eles contém matéria, essa matéria é formada por unidades. Chamaram essas unidades de ÁTOMOS, o prefixo "A" significa "não" e o radical "TOMOS" quer dizer divisão. "Indivisível" é o sentido completo. Os átomos se unem, formando as moléculas, que se juntam formando substâncias, que se juntam formando a matéria. E cada matéria tem substâncias e moléculas e átomos diferentes. Repare que parti para essa explicação, da unidade: do átomo, para o todo: que é a matéria. 

Da mesma forma, a gramática tem a sua unidade. A unidade da gramática é o fonema, que é o som da língua. Pronunciamos vários sons e cada um vai se juntando com outros sons formando assim uma palavra. E as palavras se juntam quando nos comunicamos formando frases e orações. E as frases e orações se juntam formando assim o TEXTO. Na gramática, também partimos da unidade: o fonema; para o todo: o texto. De tal forma, que nós só entendemos o texto completo em seu contexto comunicativo. Ninguém se comunica com sons soltos ou palavras isoladas. Toda palavra está inserida num todo que é o texto. 

 
Eu vou sistematizar o que eu acabei de escrever:

FONÉTICA: é o estudo da unidade gramatical, que são os fonemas, ou seja, os sons da língua. Quando ouvimos a palavra “casa”, temos 4 fonemas (sons): /K/, /A/, /Z/, /A/. Nesse exemplo, temos também 4 letras: C, A, S, A. Letras são as formas grafadas do som. Veja, no exemplo, “chave”, temos 5 letras: C, H, A, V, E. Entretanto, temos 4 fonemas: /X/, /A/, /V/, /E/. O CH representa apenas um som. Assim, podemos fazer o estudo de várias palavras. Repare que representamos os fonemas sempre entre os símbolos "/". Tente:

  1. Polícia
  2. Língua
  3. Portuguesa
  4. Violência
  5. Hoje
  6. Assim
  7. Corrupção
  8. Macha
  9. Vermelha
  10. Ódio
 
MORFOLOGIA: é o estudo da palavra. Podemos estudar a palavra na sua formação interna ou externa. Quando estudamos o interior da palavra, estamos dividindo as partes da palavra: entre prefixo e sufixo, radical e as desinências. E também podemos estudar a palavra como um todo, dessa forma estamos dividindo os tipos de palavras, ou seja, as classes gramaticais: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, advérbio, verbo, conjunção, interjeição.

SINTAXE: é o estudo da oração. Entendemos a sintaxe como estudo interno da oração, quando estudamos o período simples e sua formação, daí temos os termos essenciais (sujeito e predicado), termos integrantes (objeto direto, indireto, complemento nominal e agente da passiva), e termos acessórios (adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto). Assim como podemos compreender as relações entre orações, ou seja, o estudo do período composto, daí podemos ter orações coordenadas (quando uma oração não depende da outra) e as orações subordinadas (quando uma oração depende da outra, temos 3 tipos de subordinadas: subjetivas, adjetivas e adverbiais).

SEMÂNTICA: é o estudo do texto. O estudo semântico é o mais importante de todos os níveis, porque ele é o mais amplo. Não existem fonemas, palavras ou orações soltas. Ao contrário, todos eles estão contidos no texto e só podemos tirar os seus sentidos no contexto do texto em que estão inseridos. Qualquer palavra pode ter inúmeros sentidos, mas só dentro do texto é que saberemos os sentidos exatos. Por exemplo, a palavra paz. Paz pode ter vários sentidos, quando ouvimos a palavra “paz” na boca do Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, temos um sentido, e quando ouvimos de um muçulmano é outra. Quando ouvimos a palavra paz dita por um artista temos outro sentido. Ou seja, tudo vai depender do uso que fazemos dos textos. O estudo semântica, portanto, refere-se ao “sentido” que empregamos quando usamos a língua através de um texto. 

NOS EXAMES: O mais importante é a semântica, pois todos os exercícios terão como base um texto, mesmo as questões especificamente gramaticais terão que ser respondidas com a leitura e com a interpretação. Hoje em dia, nenhum concurso, ou vestibular, pede uma resposta solta. Por isso, em nossas aulas, começaremos lendo e respondendo a questões referentes a textos que já caíram em um exame, seja concurso, seja vestibular. Assim, o aluno terá a prática e o conteúdo. O estudo exclusivo do conteúdo não ajuda, tampouco a prática nos leva a compreender o conteúdo. Precisamos sim, na hora de estudar, equilibrar entre ler o conteúdo e resolver os exercícios.
 




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