quinta-feira, 3 de abril de 2014

6 dicas para escrever uma dissertação nota 10.



por Eduardo Eide Nagai
 
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O texto que os vestibulares mais pedem é a dissertação em prosa, portanto você precisa conhecer o mecanismo deste tipo de texto para produzir a redação para o vestibular. Dissertação é um tipo de texto que exige um ponto-de-vista do autor, ou seja, o posicionamento sobre determinado tema. Esse ponto-de-vista deve estar bem claro e se fundamentar através de argumentos consistentes que comprovem a autenticidade do ponto-de-vista.


2

Os argumentos devem estar organizados de tal maneira que consigam convencer o leitor. Eles devem ter por base os textos disponíveis na coletânea que o vestibular trouxer para você, porém é importante que o candidato utilize também conhecimentos que adquiriu ao longo de sua experiência enquanto leitor. Servem como argumentos: exemplos, análises de determinado tema, dados estatísticos, fatos históricos, teorias científicas, metáforas, etc.



3

A coesão do texto também deve ser levada em conta ao se produzir um texo. Coesão é todo aquele recurso utilizado como conexão dos elementos da redação. Todos os argumentos, ideias, orações e parágrafos devem estar bem conectados, pois a coesão molda o sentido que o leitor vai compreender do texto. Podem servir como elementos de coesão: o pronome, a conjunção, a preposição, etc.


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A coerência textual é fundamental par que sua redação fique perfeita para o olhar do leitor. A coerência são todas as relações no campo semântico. Se você defender um ponto-de-vista e utilizar um argumento que acabe não comprando sua tese, então a redação ficará com problema de coerência, pois estará contraditória. Devemos prestar atenção também na veracidade das informações que inserimos na nossa redação, já que isso fará com que nosso ponto-de-vista seja mais convincente.


5

O tema proposto pelos vestibulares será apresentado através de uma coletânea de textos. O candidato deverá ler atentamente essa coletânea, pois isso evitará que o produtor fuja do tema, o que implica em um zero. Não devemos nos esquecer que os examinadores não querem saber somente se o candidato sabe escrever um texto, mas também se sabe interpretá-lo. Para isso existe a coletânea, para que os examinadores analisem a produção e a compreensão de textos.


6

Por fim, devemos tomar cuidado com a norma culta, apesar desse ponto ser o de menor importância, o produtor de textos deve entender que há uma diferença entre "errar de vez em quando" por distração ou "cometer erros constantes", esse último mostra que o candidato não domina a norma culta, nesse caso perderá ponto. Deve-se, portanto, prestar atenção na pontuação, na acentuação, na concordância e no vocabulário. Esses são os problemas mais comuns que os jovens apresentam na produção de um texto.

 


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